DSC_2179.png

Letras da Ciência

A cada mês estaremos indicando alguns livros que tratem de assuntos da Física e Ciências em geral, relacionados às áreas de Educação Científica, História e Filosofia da Ciência, Divulgação Científica entre outras. Esses livros não serão, necessariamente, lançamentos recentes.

Se você leu algum livro sobre esses temas e quer nos falar sobre ele, entre em contato conosco.

Nossas sugestões para outubro

 

A Fabricação da Ciência

O conhecimento científico é realmente diferente e superior à feitiçaria e a outras práticas encantatórias? A resposta a essa questão tem sido procurada, pelos principais epsitemôlogos e filósosfos da ciência, por Alan Chalmers, cujos trabalhos têm sido censurados por importarem numa crítica radical à razão científica. Alan Chalmers, Editora Unesp, 1996.

Escritos da Maturidade

O significado da Ciência, as idéias fundamentais da relatividade, religião, ética, a paz mundial são alguns temas discutidos neste livro de Albert Einstein. Num estilo conciso e objetivo, retrata as principais contribuições de alguns grandes cientistas, entre os quais Newton, Kepler, Planck e Madame Curie, além do líder e estadista Mahatma Gandhi, entre outros. Albert Einstein, Editora Nova Fronteira, 1994.

Problemas da Física Moderna

Uma solução na era nuclear para questões levantadas pelos antigos gregos. Como a ciência moderna tornou o nosso conceito de matéria mais incerto do que nunca. Os limites do conhecimento cientifíco. Eis alguns temas discutidos nesta obra por três laureados do Prêmio Nobel e uma autoridade em exploração espacial. Max Born, Pierre Auger, Erwin Schrodinger e Werner Heisenberg. Coleçãoo Debates, Editora Perspectiva, 1990.

Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência

Este livro resulta do esforço interdisciplinar desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp, que a partir da crítica ao ensino tradicional, busca trazer para o ensino de ciência um novo enfoque da relaçâo entre leitura e ciências e da articulação do ensino de ciências com as questões da cultura. Maria José P. M. de Almeida e Henrique César da Silva (orgs.). Mercado de Letras: ALB, 1998.