Tubofone ou Chinelotron

O tubofone é um instrumento musical com duas oitavas cromáticas afinado em Sol (G), feito com tubos de 100mm de PVC. O instrumento é executado através de pequenas chineladas na extremidade dos tubos. Por causa disso ele recebeu, dos visitantes, a denominação de "chinelotron". Os tubos abertos, como esses do tubofone, são capazes de ressoar em algumas freqüências bem definidas que dependem do seu comprimento. O estudo de tubos sonoros, uma das atividades de um ramo da física chamado acústica, permite saber qual deve ser o comprimento exato do tubo para que ele ressoe em freqüências da escala musical e isso permite construir instrumentos musicais bastante razoáveis, musicalmente falando. Para se saber qual deve ser o tamanho do tubo para que ele emita numa frequência esperada, basta você dividir 343 (que é a velocidade aproximada do som no ar) por 2 vezes o valor da freqüência esperada. Subtraia do resultado 60% do tamanho do diâmetro interno do tubo. Por exemplo, você quer saber qual é o comprimento de um tubo, de 100mm de diâmetro (0,1 metros), que emitirá uma nota Lá de 55Hz.

Faça a seguinte conta:[343/(2x55)]-(0,6x0,1)=3,118 - 0,06 = 3,06 metros.

O maior tudo do CHINELOTRON da Experimentoteca tem cerca de 3,40 metros.

Para construir um instrumento, você precisa saber quais são as freqüências das notas da escala musical.