DSC_2179.png

Pêndulos

Os pêndulos são as manifestações mais estudadas dos movimentos harmônicos (movimentos que se repetem num padrão após um período de tempo). A utilidade deles em estudos de física, matemática e engenharia são de importância inigualável. A seguir, apresentamos alguns tipos de pêndulos.

 

Pêndulo Simples:

 

Como diz o próprio nome, é o de mais simples estudo, servindo introdutoriamente para entender os conceitos básicos dos Movimentos Harmônicos. Trata-se de uma esfera pendurada por um fio a um ponto fixo, onde este fio pé inextensível e de massa desprezível (se comparada com a massa de esfera). O período (tempo necessário para voltar a posição inicial) do pêndulo não depende da massa da esfera e sim da relação entre o comprimento do fio e a aceleração da gravidade local.

 

Como ser faz:

 

O pêndulo simples também é o de mais fácil confecção. Qualquer corpo pendurado por um fio leve e inextensível forma um pêndulo simples, mas costuma-se dar preferência aa corpos com certa aerodinâmica, para evitar que a resistência do ara atrapalhe o movimento harmônico da montagem.