DSC_2179.png

Balanço Elétrico

Balanço elétricoA descoberta de Oersted evidenciou que um fio percorrido por corrente elétrica gera um campo magnético ao seu redor.

 

No balanço elétrico, a idéia é fazer uma corrente elétrica atravessar um fio montado na froma de um balanço. A parte baixa do balanço esta mergulhada no campo magnétio de um imã permanente. Fazendo-se passar um corrente elétrica contínua pelo fio, uma força magnetica atua sobre cada componete de carga no sentido de afastá-lo do imã. Se a corrente elétrica for interrompida, o balanço volta a sua posição inicial. O acionamento do interruptor no momento adequado, faz com que o balanço ganhe cada vez mais energia, atingindo alturas cada vez maiores.

 

Como fazer:

 

Construa um pêndulo, como ilustra a foto, utilizando um fio rígido de cobre ou latão. Conecte a este pêndulo, pequenos jacarés (facilmente encontrados em lojas de materiais de eletrônica) que deverão esar conectados por meio de um fio a uma fonte de tensão contínua. Abaixo do pênduo fixe um imã.

Você deve colocar um interruptor que possibilite controlar a passagem de corrente elética no pêndulo. Lembre-se de que para o pêndulo funcionar bem, a corrente elétrica só deverá passar pelo pêndulo quando este estiver se afastando do imã.