DSC_2179.png

Projeto Experimentoteca - A Física para todos

 

    Já nos primeiros anos de escola,  nas aulas de história aprendemos sobre as grandes invenções da humanidade: a  pólvora, a  bússola e a vela triangular.  Estas são, na verdade, pequenas invenções frente ao incalculável acervo de descobertas e criações que os homens foram capazes de reunir ao longo destes vários milênios na história das civilizações.

 

      O homem  civilizado tem grande acesso ao fogo; mas, está muito longe de um real domínio sobre ele. Pode, com facilidade, dispor de estoques de comburente como o gás de cozinha ou a lenha, mas não domina os meios de ignição da combustão. Sem a caixa de fósforo, o isqueiro e que tais, fica muito atrás dos velhos povos indígenas. Isto se deve, em grande medida, ao fato de que a vida moderna retirou do homem comum o acesso a arte de resolver problemas, uma vez que estes foram retirados do seu caminho.

      Quantos de nós tivemos contato com alguma daquela idéias que compuseram o acervo das grandes invenções humanas?  Quantos tivemos contato com alguma idéia, que no fundo nos revela a imensa capacidade humana na arte de resolver problemas?

      A vela-triangular, a pólvora, a bússola, as três luas de Júpiter, um fenômeno de eletricidade e tantas outras coisas, já são descobertas tão antigas e tão fundamentais, que deveriam fazer parte do folclore, da cultura geral de qualquer povo.

      Para facilitar o acesso da nossa população estudantil, e da população em geral, ao ofício da ciência é que foi criado um espaço de exposição permanente de experimentos e fenômenos físicos que torne mais popular esta atividade fantástica dos grandes homens da história antiga e recente das civilizações. A intenção é fazer com que seja como um  centro cultural e de lazer, voltado para as atividades científicas, que sirva aos estudantes como um local de reflexão e descontração, ou para a pesquisa em seus trabalhos escolares.  Sirva, da mesma maneira, aos professores dispostos a aprender e à universidade disposta a exercer sua vocação de divulgadora do conhecimento humano. E, por fim, à comunidade leiga para um encontro num espaço motivado pelas mostras científicas.

 

      A exposição temática, chamada de Prolegômenos Físicos, conta a história fenomenológica das descobertas fundamentais no campo do eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica e a mecânica geral.



José Eduardo Martins

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.