RoldanasTalha Exponencial

A talha exponencial, composta de um sistema de roldanas, é uma máquinas simples. As roldanas fixas podem ser observadas no ponto de apoio do teto são importantes para inverter o sentido de aplicação da força. Observa-se também a presença de roldanas móveis no sistema, que são úteis pelo fato de diminuírem a intensidade da força necessária para levantar as latas cheias de areia na parte inferior.

Ao se levantar duas latas de pesos iguais com diferentes números de roldanas móveis em seu sistema (por exemplo a lata laranja onde a força aplicada é o próprio peso da lata e a lata azul onde a força aplicada é igual a 1/8 do peso desta) é necessário, para levantar a lata azul à mesma altura da laranja uma quantidade 8 vezes maior de corda, evidenciando a conservação da energia mecânica.

O sistema de roldanas a direita tem funcionamento diferente. Ele três roldanas movéis mas multiplica a força por seis, enquanto o sistema da talha exponecial a sua esquerda, que também contém três roldanas móveis, multiplica a força por 8. A vantagem desse sistema é permitir que o peso seja erguido a uma altura mais elevada.